O Setor

A indústria brasileira de alimentação em 2016:

• Correlação Faturamento no PIB: 9,7 %.

• Vendas anuais de US$ 175,9 bilhões (R $ 614,3 bilhões).

• Exportações de US$ 36,4 bilhões de alimentos processados.

• Setor de alimentos é um grande empregador: (1,629 milhão de empregos diretos).

• Compreende 35,2 mil empresas (MTE-Rais).

• Significa importante foco em P&D e investe cerca de 4,5% do faturamento anual em novas plantas, novos produtos e marketing.

• É importante fator de modernização na distribuição de alimentos.

• Processa 58% da produção agropecuária do país.

• Representa em alimentos processados 52% das exportações do agronegócio de alimentos e 19% das exportações totais brasileiras.

Fonte: Abia

Alimentos e Bebidas

Predominantemente composto por micro e pequenas, o setor de Alimentos e Bebidas emprega mais de 100 mil profissionais no estado do Rio de Janeiro.

Instalado no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Ambiental, no Rio de Janeiro, o Núcleo de Bioprocessos se firma como referência em análises para o setor de Alimentos e Bebidas. O laboratório obteve excelência na realização de testes para verificar a presença de carbamato de etila – composto químico de alto risco – em amostras de cachaça.

Com isso, o núcleo atende a uma demanda das empresas para cumprir uma obrigação legal, pois há limite estabelecido por lei para a presença do contaminante nos destilados. A confiabilidade dos resultados foi reconhecida pelo Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Panificação

Ao longo dos anos, o setor de Panificação vem ocupando posição de destaque no ranking dos maiores setores industriais do país, considerando-se o número de estabelecimentos e a geração de empregos. Como o mercado tem se tornado mais exigente, uma das grandes mudanças que se nota é a necessidade de uma gestão cada vez mais planejada e profissional. Atualmente, além de conhecer o próprio negócio e os concorrentes, é preciso inovar e aplicar conceitos de planejamento, como estratégia, operação, metas, objetivos, indicadores e gestão.

Entendendo sua importância para a economia do Rio e visando a um atendimento efetivo para o fortalecimento do setor de Panificação, o Sindanf e o Sistema FIRJAN estimulam a produtividade setorial investindo na capacitação permanente do empresariado e de seus funcionários, na divulgação de tendências, na inovação de processos e produtos em âmbito nacional e internacional e na gestão sustentável do negócio.

O setor de alimentos do estado do Rio conta com duas unidades móveis do SENAI (Panificação e Confeitaria, além do Laboratório de alimentos).

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.